4 dicas para prototipar seus projetos

4 dicas para prototipar seus projetos

Adapte o protótipo ao seu público

O tipo de protótipo que você apresenta é importante. O que pode funcionar bem para uma sessão com suas equipes de design e desenvolvimento profissional pode não ser tão eficaz em uma reunião geral de equipe.

Não se trata tanto de limitar o que apresentar mas mais sobre como apresentar protótipos e escolher o nível certo de fidelidade .

Os protótipos de baixa fidelidade são bons nos casos em que você está tentando mostrar uma solução de design conceitual nos estágios iniciais de um produto.

Por outro lado, um protótipo de alta fidelidade pode ser mais fácil de entender para pessoas que não são de design e não técnicas, pois é visualmente mais próximo do produto final.

Talvez um protótipo de papel funcione bem ao apresentar o protótipo a um executivo sênior ou engenheiro que deseja apenas obter uma visão geral rápida do conceito principal do projeto.

Ou talvez você precise de um protótipo de fidelidade média para iniciar uma sessão de design colaborativo entre os membros da equipe.

Usar o tipo de protótipo apropriado para a situação garante que seus conceitos de design sejam claramente transmitidos ao público.

Prime seu público

O criador do protótipo estará intimamente familiarizado com todos os aspectos de seu trabalho.

No entanto, as pessoas que testam e avaliam o protótipo o verão pela primeira vez, então o criador do protótipo precisará explicá-los e prepará-los antes que o protótipo seja demonstrado, para que não haja mal-entendidos ou confusão.

Por exemplo, para um protótipo de baixa fidelidade, precisamos esclarecer antecipadamente que o feedback e a avaliação devem ser focados na funcionalidade e nos fluxos do usuário, e não na estética.

Por outro lado, se estivermos apresentando um protótipo de média ou alta fidelidade, podemos centrar a discussão no visual e nas interações.

Envolva seus usuários (design participativo)

O design participativo cria o feedback do usuário no processo de design.

O design participativo pode ser feito de várias maneiras, incluindo exercícios de prototipagem em papel, testes com usuários, sessões de brainstorming e assim por diante.

A ideia por trás do design participativo é que o envolvimento do usuário pode nos dar insights sobre problemas relacionados à usabilidade e experiência do usuário no início do processo.

O design participativo é mais uma colaboração observadora. É diferente do teste de usabilidade porque estamos envolvendo os usuários logo nos estágios iniciais de concepção e concepção, não apenas para validar decisões de design, mas para realmente usar seu feedback para ajudar a desenvolver o design.

Foco nos fluxos e cenários do usuário

Os protótipos não precisam ser bonitos, mas precisam funcionar. Eles devem demonstrar claramente as ideias-chave por trás do design.

Aqui está um processo que nossa equipe seguiu quando redesenhamos o Yelp como um exercício:

Etapa 1: esboce os fluxos da página

Começamos criando como os usuários poderiam fluir de maneira otimizada pelo site.

Após duas iterações no mapa do site, passamos outras duas iterações preenchendo detalhes de navegação e de conteúdo (menus, contêineres de imagens etc.)

Etapa 2: criar um protótipo digital de baixa fidelidade

Depois que os esboços foram feitos, passamos para o aplicativo UXPin para iniciar o processo de prototipagem digital. Criamos de três a cinco variações de cada página, executamos alguns testes rápidos de usabilidade no corredor e, em seguida, iteramos os protótipos conforme necessário com base no feedback.

Etapa 3: aumentar a fidelidade como toque final

Uma vez que o fluxo do usuário foi finalizado e ficamos satisfeitos com a funcionalidade, focamos em detalhes visuais como tipografia, ícones e imagens. Também importamos gráficos do Photoshop para o aplicativo UXPin, mesclando nossas fases de maquete de design e prototipagem.

À medida que finalizamos os protótipos, também ajustamos a funcionalidade conforme necessário.

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