1. Pratique design responsivo
Quando se trata de compatibilidade com dispositivos móveis, os formulários de contato são como qualquer outra coisa em seu site, eles precisam ser projetados tanto para dispositivos móveis quanto para computadores. Com mais de 50% de todo o tráfego da Internet proveniente de dispositivos móveis, você não pode se dar ao luxo de não ter formulários compatíveis com dispositivos móveis. A melhor maneira de fazer isso é praticar o design responsivo , criando formulários de contato que ajustam seu layout para melhor se adequar à tela em que aparecem. Certifique-se de que seu texto seja legível, seus campos estejam alinhados corretamente e seus botões sejam grandes o suficiente para tocar ou clicar.
2. Divida formulários mais longos
Já mencionamos a importância de manter seus formulários o mais curtos possível. Às vezes, porém, você pode precisar de mais informações, levando a mais campos. Quando isso acontecer, considere dividir o formulário em seções. A ideia aqui é que os usuários serão dissuadidos ao ver dez campos agrupados, mas se o seu formulário dividir esses campos em algumas páginas curtas, não parecerá tão ruim.
Você pode fornecer um rastreador de progresso na parte superior para mostrar até que ponto os usuários estão no processo, incentivando-os a terminar.
3. Explique o que acontece a seguir
Outro método de otimização de formulário de contato é deixar claro para os usuários o que acontecerá a seguir. Eles já terão alguma ideia com base no CTA, mas siga o formulário explicando precisamente como eles podem esperar as próximas etapas. Por exemplo, você pode dizer algo como: “Você pode esperar um e-mail nosso dentro de 3 a 5 dias úteis com uma cotação personalizada para você!” Também pode ajudar incluir algo como: “Isso é tudo que você receberá – sem spam ou e-mails não solicitados!” Existem diferentes maneiras de comunicar essas informações, talvez você envie a eles um e-mail de confirmação explicando, ou talvez o formulário preenchido os leve a uma tela que informa o que esperar. De qualquer forma, certifique-se de que eles não sejam pegos desprevenidos no caminho para melhorar seu site de venda de casa no interior de SP.
4. Execute testes A/B
O último em nossa lista de dicas de formulário de contato é que você deve testar diferentes versões de seus formulários de contato. Se você está dividido entre dois esquemas de cores, por exemplo, você pode criar um formulário para cada um e testá-los um contra o outro. O que tiver melhor desempenho é sua escolha final. Fazendo testes A/B , você pode eventualmente encontrar o formato ideal para cada um dos seus formulários de contato.
O uso desse formato permitirá que você gere mais conversões e gere mais receita a longo prazo.