Os dados primários são informações sobre seu público coletadas por sua empresa. Você não compra nem usa insights de outra empresa. Em vez disso, os clientes fornecem diretamente suas informações.
Os dados primários podem ser desde e-mails de clientes até um registro de diferentes ações que alguém realiza em seu site, como compras ou downloads de conteúdo.
No entanto, você não precisa acompanhar manualmente todas as interações de seus clientes. Existem ótimas ferramentas para ajudá-lo a gerenciar seus dados primários .
As ferramentas de que estou falando são um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e uma plataforma de dados do cliente (CDP) . Essas duas tecnologias coletam dados primários que ajudam a avaliar onde seus clientes em potencial estão no pipeline de vendas e como você pode interagir melhor com eles para fazer uma venda.
O software de CRM oferece uma maneira de rastrear as interações entre sua equipe e seus clientes. É um local central para lembrar as interações com o cliente, como ligações de vendas, negócios ganhos e informações de contato. Um CRM faz uma enorme diferença para sua equipe de vendas.
Um CDP ajuda você a rastrear as interações que um cliente realiza após descobrir sua empresa. Isso reúne informações como comportamento do site e dados demográficos do usuário para ajudar você a entender mais sobre seu público. Um CDP pode ajudar a tornar sua estratégia de marketing mais personalizada e eficaz.
Você pode estar se perguntando como você acaba com os insights do cliente em primeiro lugar. Eu vou chegar lá daqui a pouco. Antes de abordarmos como coletar dados, quero explicar mais algumas coisas.
A diferença entre dados de primeiro, segundo e terceiro
Como expliquei, você é responsável por coletar dados primários. Os clientes dão a você por causa de seus esforços de marketing.
Os dados secundários são basicamente os dados primários de outra empresa que você usa, normalmente em parceria com essa empresa. Digamos que você possua um salão de beleza e tenha um bom relacionamento com seu fornecedor de esmaltes. O fornecedor de esmaltes tem uma lista de assinantes leais do boletim informativo por e-mail, que são dados primários para eles. Você usa esta lista para promover seus serviços para esses assinantes. Ao usar os dados primários do fornecedor, você adicionou dados secundários à sua estratégia de marketing.
Os dados de terceiros funcionam de maneira semelhante, exceto que você provavelmente não os está comprando de uma empresa parceira. Ele vem de terceiros que coletam dados, geralmente conhecidos como corretores de dados . Tanto os dados de segunda quanto de terceiros podem ter sido coletados de pessoas que nunca interagiram com sua empresa, portanto, elas podem não gostar de seus esforços de marketing.
Um tipo adicional de dados que quero mencionar são os dados de terceiros . Pense nisso como informações que seus visitantes e clientes lhe dizem explicitamente para personalizar sua própria experiência do cliente. Digamos, por exemplo, que você tenha um formulário suspenso em seu site que pergunta às pessoas por que elas estão visitando. Quando eles selecionam uma resposta, seu site se ajusta e oferece uma experiência que se alinha aos interesses deles.