O que você notará imediatamente sobre as páginas de destino minimalistas é que elas são apenas um objetivo principal. Seja clicar em um botão de inscrição ou inserir seu endereço de e-mail em um formulário da web ou baixar algo em seu computador, há apenas uma ação bem definida que o web designer da página de destino deseja que seus usuários executem.
Não há menus de navegação complexos em landing pages minimalistas. Você geralmente não encontrará uma enorme variedade de botões de mídia social neles. O design é desprovido de fotos decorativas cujo único objetivo é preencher o espaço em branco.
Cada elemento de design é meticulosamente escolhido. Tudo é estrategicamente projetado para apoiar e reforçar a ação primária desejada que o web designer deseja que o visitante do site execute.
Estudo de caso da página de destino: Dropbox
O site do Dropbox é um excelente exemplo de um design progressivamente minimalista que demonstra o conceito de ter apenas um objetivo principal em uma página de destino. A página de destino do Dropbox tem apenas uma frase de chamariz principal, e é muito fácil identificá-la devido à forma como a página da web foi projetada.
O objetivo principal do design é fazer com que os visitantes do site cliquem no botão Inscreva-se . O botão Sign up é o elemento mais distintivo da página web. Todo o resto é desenfatizado.
Sim, existem ações alternativas secundárias que os visitantes da página de destino do Dropbox podem realizar: Baixe o software, faça login (se você já for um usuário do Dropbox) ou saiba mais sobre o Dropbox. No entanto, essas frases de chamariz alternativas são projetadas de uma forma que não impede o objetivo principal de fazer com que os visitantes do site cliquem no botão Inscrever-se . Todos os elementos não essenciais são removidos ou projetados de forma moderada.
Por exemplo:
- O nome do site ( Dropbox ) nem é exibido na página inicial; até o nome do aplicativo provou ser um elemento não essencial.
- Para explicar como o Dropbox funciona, eles usam uma ilustração simples que serve duplamente para chamar sua atenção para o botão Inscreva-se .
- O slogan ( Suas coisas, em qualquer lugar ) é curto e descomplicado.
A página de destino do Dropbox fez uma escolha confiante e ousada sobre qual ação deseja que os visitantes do site executem e foi projetada de uma maneira que enfatiza essa ação.
Estudo de caso da página de destino: caixa de correio
Mailbox, um aplicativo que ajuda seus usuários a lidar com e-mails de forma eficiente em um dispositivo móvel, nos mostra outro exemplo de um ótimo design de página de destino minimalista. A ação principal é clicar em um botão grande e com design diferenciado chamado Obter o aplicativo que leva o usuário à página Caixa de correio na Apple App Store. Uma simples captura de tela do produto à direita da frase de chamariz principal (que abre um vídeo do produto quando clicado) ilustra efetivamente o que é a Caixa de Correio.
Ações alternativas são vistas no menu de navegação do site, mas o menu de navegação não é enfatizado visualmente.
Estudo de caso da página de destino: Karma
Karma é outro excelente exemplo de uma bela landing page minimalista. A principal ação desejada nesta página de destino é clicar no botão Comprar agora . A ação principal é exibida duas vezes: uma no meio do layout e outra na parte superior.
Os botões de call to action são verdes, rotulados de forma idêntica e visualmente semelhantes para criar uma conexão entre eles.
Uma ação alternativa secundária que um usuário pode realizar é clicar no botão Saiba mais . Como você pode ver, a transparência do botão Saiba mais reduz seu peso visual para que não roube a atenção do botão principal de call-to-action Comprar agora ao lado dele.
A breve descrição acima dos botões de call-to-action resume a proposta de valor exclusiva do Karma : uma conexão WiFi de compartilhamento social. A foto de fundo de alta resolução é significativa; a foto mostra como é o produto e dá uma ideia do tamanho do produto (a mão segurando o produto é uma dica contextual útil).