Como alguém que cria aplicativos da web (tanto para mim quanto para clientes), aprendi algumas coisas ao longo da minha jornada que me ajudaram a obter os melhores resultados com o tempo e os recursos que tenho. Essas dicas são de uma pessoa que começou como alguém que não estava familiarizado com a programação da Web. Quando comecei a desenvolver meu primeiro aplicativo web, eu não era um desenvolvedor web site.
Eu era um cara de negócios. (Se você quiser ler minha história sobre como eu construí meu primeiro aplicativo da Web em apenas alguns meses usando Ruby on Rails, confira meu artigo: Por que fazer aplicativos da Web com Rails é incrível.) Uma suposição que vou fazer sobre você, a pessoa que está lendo este artigo, é que já é um desenvolvedor web ou que vai contratar um para seu primeiro aplicativo web. Discutirei dicas práticas e gerais aplicáveis a todos os aplicativos da Web, independentemente de quais tecnologias da Web você estiver usando.
Portanto, não espere algumas técnicas de programação web de nível profundo neste artigo, porque você não encontrará nenhuma. Outra suposição que estou fazendo é que você vai construir seu primeiro aplicativo web sem investir centenas de milhares de dólares na versão 1.0. Presumo que seu orçamento esteja na faixa de R$ 5.000, em grande parte porque é aí que reside minha experiência.
Pense em termos de relacionamentos de dados
Independentemente da complexidade, tamanho ou conjunto de recursos, você pode dividir qualquer aplicativo da Web nesta mecânica operacional simples:
- O aplicativo da web recebe dados dos usuários
- O aplicativo da web processa e decide o que fazer com esses dados
- O aplicativo da web produz alguma saída para os usuários
Todos os aplicativos da Web funcionam assim, portanto, no início, é melhor dividir os principais recursos do seu aplicativo da Web em relacionamentos de dados para ver:
- Como seu aplicativo da web deve ser construído
- Como seu aplicativo da Web pode lidar com dados e apresentação do usuário
- Quais recursos você precisa priorizar
- Quais serviços da Web e tecnologias da Web você precisará para se inscrever e se familiarizar
E assim por diante. Por exemplo, vamos pegar o recurso principal do Instagram, postar uma foto no serviço de compartilhamento de fotos, e dividi-lo na mecânica operacional fundamental acima:
- O aplicativo da web tira uma foto dos usuários
- O aplicativo da web processa a foto para dimensioná-la para cima ou para baixo no layout do Instagram e também qual efeito de foto o usuário deseja aplicar à foto
- O aplicativo da web produz uma imagem modificada e a exibe para os usuários
Eu sei que você pode não ser capaz de pensar naturalmente assim no início sempre que olhar para aplicativos da web, mas quanto mais você usa outros aplicativos da web, e quanto mais você pensa sobre eles em todos esses pequenos pedaços de relacionamentos de dados, mais fácil será é para você conceituar e construir seu aplicativo web.