Então, por que você precisa de um calendário de marketing? Confira essas três razões pelas quais os calendários de marketing são essenciais para o sucesso do seu negócio.
1. Ajuda você a se manter organizado
Você precisa saber como planejar um calendário de marketing, pois ele o ajudará a se manter organizado com suas campanhas de marketing. Quando você está executando várias campanhas ao mesmo tempo, é fácil se perder ou ficar confuso. Como você deseja ter uma campanha de marketing coesa, você deve usar um calendário de marketing para ajudá-lo a se manter organizado.
Um calendário de marketing ajudará você a saber quando está publicando conteúdo , postagens de mídia social ou enviando e-mails. Ele permite que você acompanhe quando está lançando campanhas e quando as está executando. Você terá uma visão geral de sua campanha de marketing que permite coordenar suas estratégias.
2. Ajuda você a permanecer consistente
Ao usar um calendário de marketing digital, você ajuda sua marca a permanecer consistente. As estratégias de marketing mais eficazes são consistentes, e um calendário de marketing é uma ótima maneira de garantir que sua empresa fique no topo de todas as campanhas. Você quer ser consistente com o marketing porque ajuda as pessoas a se lembrarem melhor da sua marca.
Quando você publica conteúdo com frequência, aumenta a exposição da marca ao seu público e eles se tornam mais propensos a lembrar da sua empresa. Um calendário de marketing digital ajudará você a postar conteúdo com frequência, para que você possa continuar a criar reconhecimento de marca com seu público.
3. Ajuda você a criar campanhas mais coesas
Quando você executa diferentes campanhas de marketing, deseja que elas sejam coesas. Se você executa uma campanha de mídia social e uma campanha de marketing por e-mail , deseja que elas trabalhem juntas. Ao usar um calendário de marketing para gerenciar várias campanhas de marketing, você pode obter informações sobre dados importantes de desempenho, permitindo entender como suas campanhas funcionam juntas.
Não apenas isso, mas depois de considerar os dados, isso o ajudará a entender como você pode tornar suas campanhas mais coesas ou como elas podem trabalhar melhor juntas para o sucesso.
Como planejar um calendário de marketing
Você está pronto para começar a aprender como criar um calendário de marketing? Confira estes alguns passos para começar!
Etapa 1. Escolha onde você hospedará seu calendário
O primeiro passo para criar um calendário de marketing é decidir onde você vai criá-lo. Embora você tenha a opção de fazer isso manualmente, é recomendável criar uma versão eletrônica do seu calendário. Uma versão eletrônica levará menos tempo para ser feita e há menos probabilidade de que ela seja perdida ou destruída.
Você também pode compartilhar uma versão eletrônica com outros colegas de trabalho de outras equipes.
Você vai querer escolher qual opção você acha que funciona melhor para sua empresa. Geralmente, o Planilhas Google é uma excelente opção.
Especialmente se você tiver várias pessoas trabalhando no calendário e elas precisarem acessá-lo de diferentes áreas.
Etapa 2. Defina seus objetivos
Antes de mergulhar no âmago da questão do seu calendário, você precisa definir seus objetivos. É essencial definir seus objetivos, para que você saiba para o que está trabalhando. Suas metas devem se concentrar no que você deseja alcançar com suas campanhas.
Ao definir essas metas, você saberá em quais estratégias vai investir e incluir no seu calendário.
Etapa 3. Identifique suas estratégias de marketing
A próxima etapa de como criar um calendário de marketing é identificar suas estratégias de marketing. Se você vai ter um calendário de marketing, você precisa saber quais estratégias você está colocando nesse calendário. Aqui estão algumas estratégias comuns que aparecem nos calendários de marketing digital:
- Publicidade paga por clique (PPC) : anúncios PPC são anúncios pagos que aparecem no topo dos resultados de pesquisa acima das listagens orgânicas.
Você pode incluir essa estratégia em seu calendário de marketing, planejar quando executar anúncios para produtos ou serviços específicos.
- E- mail marketing : O e- mail marketing é uma estratégia que permite enviar e-mails diretamente aos assinantes e personalizar sua experiência. Você pode planejar quando enviar e-mails, desde lançamentos de novos produtos até vendas de produtos, para ajudá-lo a alcançar seu público no momento certo.
- Marketing de mídia social : o marketing de mídia social envolve a criação de conteúdo e o compartilhamento de postagens em seus perfis de mídia social. Com um calendário de marketing digital, você pode planejar quando publicar conteúdo nas mídias sociais e coordená-lo com outras estratégias de marketing.
- Marketing de conteúdo : o marketing de conteúdo é uma estratégia que se concentra no desenvolvimento e compartilhamento de conteúdo com seu público.
Com seu calendário de marketing digital, você pode planejar quais tipos de conteúdo publicar e quando publicá-los.
Ao identificar suas estratégias de marketing, você saberá o que planejar em seu calendário de marketing.