Pare-me se você já ouviu isso: no meio de uma apresentação de design, um membro da platéia intrigado levanta a mão e pergunta: Por que todo o texto está em uma língua estrangeira? Não é uma piada, mas não posso deixar de rir das inúmeras vezes que usei lorem ipsum em um protótipo, apenas para confundir alguém da nossa equipe. Pensadores visuais, como designers, podem facilmente visualizar uma caixa de espaço reservado de imagem como uma fotografia impressionante. Em nossas mentes, podemos converter um wireframe em escala de cinza em um belo layout de site que possui uma hierarquia visual bem elaborada .
Mas para outros, placeholders, wireframes de baixa fidelidade e estilo temporário podem representar um verdadeiro desafio. Se uma pessoa não consegue imaginar o produto final, como ela pode se sentir confortável durante o processo de design? Portanto, antes de falarmos sobre estratégias de prototipagem específicas, vamos primeiro abordar o tópico de fidelidade de design para preparar o cenário para nossa discussão posterior.
Para que o processo de prototipagem seja o mais tranquilo possível, a primeira coisa que precisa ser abordada é o nível de fidelidade que será utilizado ao longo do processo. Para saber mais sobre esse tópico, leia este guia de fidelidade de protótipo . O truque é saber quando usar uma apresentação de protótipo de alta fidelidade. Apresente-o cedo demais e o fluxo ou a experiência podem parecer pouco refinados.
Apresente-o muito tarde no processo e seu cliente pode ficar preso a detalhes de design mais sutis, como por que os logotipos ainda não estão no lugar. O segredo para uma melhor prototipagem de alta fidelidade? Planejamento de baixa fidelidade ainda melhor .
Acertar o fluxo geral com esboços e wireframes é o que permite que você se mova mais rápido durante as rodadas posteriores de alta fidelidade.
É por isso que, quando você compartilha protótipos com uma equipe grande e diversificada, é importante definir expectativas sobre o quanto o protótipo reflete o produto final. Você precisa informar o público sobre o nível de fidelidade do protótipo e também no que eles devem se concentrar ao avaliar o protótipo.
Quem deve ver seus protótipos?
Compartilhe seus wireframes cedo e com frequência. Mas considere quem você inclui no processo. A colaboração constante durante o processo de design é a chave para o lançamento de um ótimo produto.
Pode ser complicado navegar exatamente quem vê um modelo de design e a que horas, mas apresentar as coisas quando você estiver confortável com elas é uma grande parte para convencer os outros sobre seu progresso. Se você acha que um membro da equipe pode ter dificuldades para entender as versões de baixa fidelidade, considere pedir a ele que mantenha o feedback até que você atinja um estágio de fidelidade mais alto. Coletar opiniões em várias etapas do processo é muito mais simples agora por causa de ferramentas modernas como Slack , Trello e, claro, o aplicativo da minha empresa, InVision .
Mova-se rápido e conserte as coisas
Crie uma base sólida com seus wireframes e você irá iterar muito mais rapidamente nas fases de alta fidelidade. Separar a estrutura e a funcionalidade da aparência mantém você focado no que é importante: fazer um produto matador.